2009. ANO DO MESTRE ESPEDITO SELEIRO


A prefeitura de Nova Olinda instituiu o ano de 2009 como o ano do mestre Espedito Seleiro que este ano completa 70 anos de vida. A iniciativa é da Secretaria de Cultura e Turismo do Município e tem como objetivo homenagear o maior mestre do artesanato em couro do Ceará que já é reconhecido como Mestre da Cultura do estado por meio do programa ´Tesouros Vivos’ da Secretaria de Cultura do Estado. As homenagens tiveram início durante as festividades alusivas ao aniversário do município de 12 a 14 de abril.

O Mestre Espedito desfilou em carro alegórico especialmente enfeitado com peças de couro produzidas por sua própria oficina. E se depender da Secretaria de Cultura e Turismo do Município motivos não faltará para surpreender ao Mestre no ano de seu aniversário. Serão vários eventos voltados para a valorização do trabalho artesanal do mestre.

Espedito Veloso Carvalho, conhecido como Mestre Espedito Seleiro, herdou do pai a arte de domar o couro e fazer maravilhas utilitárias como selas, gibões, perneiras, chapéus e sapatos campeiros ou de puro adorno.

Nos últimos anos o Mestre Espedito viu o empreendimento crescer. A pequena oficina na rua Monsenhor Tavares, nº. 190 – Centro – Nova Olinda, se transformou no ateliê de artefatos de couro mais famoso do Brasil. O seu nome se transformou numa marca famosa do artesanato Cearense e teve peças expostas durante a semana de moda nacional – no São Paulo Fashion Week em 2005 – e vestidas no cinema – como por Marcos Palmeira no filme O Homem que Desafiou o Diabo – e hoje conta com clientes como Regina Casé, Luciano Huck e Guel Arraes. Tanto glamour parece não combinar com a simplicidade deste homem simpático e hospitaleiro. Mas combina sim, basta olhar para o design contemporâneo que ele consegue dar ao couro curtido que pela maestria das suas mãos se transforma em bolsas maravilhosas e lindas sandálias e cintos e tudo mais que sai do alto da sua inteligência em pleno vigor aos 70 anos.

Ao lado de todos os equipamentos culturais e turísticos de que Nova Olinda dispõe para se firmar como principal Destino Indutor do Turismo Regional o Mestre Espedito se destaca porque como nenhum outro ele tem um carisma encantador e uma disposição incrível para atender aos turistas do mundo todo que visitam Nova Olinda, também, para conhecer o trabalho do Mestre Espedito.

12 EQUIPES DISPUTAM 2ª COPA RPM



TS&PN É UMA DAS FAVORITAS AO TÍTULO

Próximos Jogos

Data/Horário Jogos


29/05/2009 19:00 ( Sex ) Beleza 6 x 9 MPN
29/05/2009 20:00 ( Sex ) Santana 5 x 5 Nice
30/05/2009 19:00 ( Sáb ) Liverpool x Escolinha
30/05/2009 20:00 ( Sáb ) TsPn x Gpr
31/05/2009 08:00 ( Dom ) RpM x Juventus
31/05/2009 09:00 ( Dom ) Olinda Sat x Triunfo

MINISTÉRIO PÚBLICO DISCUTE SEGURANÇA EM AUDIÊNCIA COM SEGUIMENTOS DA SOCIEDADE


O Ministério Público Estadual representado pela Promotora de Justiça Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, promoveu neste sábado (23), às 11 horas, na Câmara de vereadores de Nova Olinda uma Audiência Pública para discutir a política de Segurança Pública para o município. Esteve presente o Prefeito Municipal, Afonso Domingos Sampaio, Presidente da Câmara Municipal, vereador José Marcos Teixeira Alencar (DEMOCRATAS), os Vereadores: Francisco Vande Araújo Matos (PSDB), Francisco Ronaldo Sampaio (PMDB), Raimundo José da Silva (PSDB), José Vieira da Silva (PSB), Maria Alzenir Lima (PSB), Rita Maria de Luna Albuquerque (PSB), Maria Pereira da Silva Barbosa (PSDB), Ivanildo Gomes de Alencar (PSDB), a Tenente Capitã PM Maria Solange Oliveira da Silva, subcomandante da 5ª CIA do 2º BPM de Crato, o Inspetor da Policia Civil da Unidade de Santana do Cariri, Aldemir Torres Bandeira, o Sub Tenente da PM Roberto Sergio Paulino Freitas, Encarregado da Unidade de Policia Militar local, mais a Secretária Municipal de Ação Social Maria Eliane Lacerda do Nascimento, e Membros do Conselho Tutelar e representantes dos diversos segmentos da sociedade de Nova Olinda.

Visão da Polícia

Na oportunidade a Capitã PM Solange falou que sua missão é comandar a ação de Blitz na cidade, para coibir a ocorrência de crimes de transito, porte de armas e a perturbação do sossego alheio por meio do uso irregular de carros de som, bem como a distribuição de Drogas, e para isso, pediu a cooperação da população local no sentido de denunciar os infratores e apoiar a ação da policia; em seguida, o delegado municipal Subtenente PM Paulino fez a exposição da estatística dos casos de violência ocorridos em Nova Olinda nos últimos dois anos, em 2007, um homicídio e um acidente de moto, em 2008 dois homicídios violentos e uma média de 18 acidentes automobilísticos, em 2009 até (maio\09) 13 mortes violentas e 25 acidentes automobilísticos. Paulino destacou ainda o uso de paredões de som particulares (cerca de vinte e cinco) concorrendo para a perturbação da ordem pública e apontou como a medida para coibir “esses sons altos” a determinação do horário até a 23hs na semana e até as 24hs nos finais de semana, para o uso de som em ambientes e o fechamento de bares e restaurantes. Segundo o delegado outro problema que tem sido motivo de denuncias de parte da população é o porte de armas de fogo, inclusive, nos bares da cidade, sendo necessária a constante busca de arma realizada pela Policia Militar local, e também, pediu a interação da população, para colaborar cada vez mais com a Policia; Inspetor Aldemir da Policia Civil disse que a instituição está trabalhando para a apuração dos crimes ocorridos em Nova Olinda, Santana do Cariri e Altaneira para que nenhum (crime) fique sem solução.

Criança e Adolescente

A representante do Conselho Tutelar, Corrinha, falou acerca da incidência de menores infratores envolvidos com drogas, classificando a situação como grave. A Secretária de Ação Social Eliane Lacerda falou acerca da formação da estrutura familiar nos lares de Nova Olinda e dos vários Projetos Sociais que são desenvolvidos no município para incluir Crianças e Adolescentes dizendo que todo esse processo de combate a violência passa pela formação humana das pessoas e que se não tivermos uma política em longo prazo para solucionar o problema de vez, de nada adiantará o imediatismo da repressão vista agora.

Prefeito

O Prefeito Municipal Afonso Sampaio falou da sua preocupação com o crescente número de mortes violentes registradas em Nova Olinda e conclamou a união de forças do poder público com a sociedade para sanear essa situação. Sampaio declarou que, atualmente, Nova Olinda não está sendo vista com bons olhos lá fora devido a ação dos traficantes de droga e disse que quer ver esses bandidos na Cadeia pedindo a justiça que apóie o trabalho da policia para prender os comandantes do tráfico de drogas. Mas segundo o prefeito, a cidade é apenas um atalho para os traficantes e que a policia tem de impedir a entrada de drogas na cidade “porque nós não temos aeroporto aqui, essa droga vem de fora” argumenta o prefeito dizendo que Nova Olinda está com sua imagem suja devido às drogas e "nós temos de ressaltar que somos a única cidade do interior considerada como Destino Indutor do Turismo Internacional e não merecemos o título de centro de distribuição de drogas" reclamou.

Vereadores

O vereador Ronaldo Sampaio criticou a ação dos policiais quando da abordagem de algumas pessoas com forte aparato policial e várias viaturas da Policia causando segundo ele medo nas pessoas em vez de trazer segurança. A Vereadora Rita Luna agradeceu a Promotora pela realização de Audiência, e falou que a solução do problema vivenciada atualmente depende de cada um dos cidadãos, parabenizou o Trabalho desenvolvido pelo Sub Tenente Paulino; o Vereador José Vieira falou sobre a gravidade do problema e afirmou que a repressão deve continuar bem como a investigação deve ser bem aprofundada para que se possa chegar aos verdadeiros responsáveis pelo tráfico de drogas na cidade; o vereador Raimundo da Beleza e a vereadora Alzeny pediram que as “blitz” fossem realizadas de maneira cautelosa sem excessos por parte dos Policiais respeitando a população.

PLENÁRIA


O plenário esteve completamente ocupado e algumas pessoas da comunidade fizeram questionamentos e sugestões às autoridades. Da plenária, Raimundo Sampaio pediu aos políticos que não interfiram no trabalho da policia; o professor Neuberto Bezerra denunciou que a maioria dos assaltos são realizados por crianças e adolescentes em Nova Olinda. Em seguida, foi aberto o ciclo de respostas dadas pela Capitã da PM Solange, sobre abordagens feitas pela Policia aos cidadãos com arma em punho. Ela esclarece que isso se justifica pelo fato de que a arma é instrumento de trabalho do agente e que não poderia ser de outra forma;

MINISTÉRIO PÚBLICO

A Representante do Ministério Público, Alessandra Monteiro, Promotora de Justiça respondeu a todos os questionamentos, sugeriu projetos aos poderes executivo e legislativo como forma de afastar a juventude da criminalidade e pediu o apoio da população para enfrentar a violência e o crime denunciando infratores e criminosos; determinou tolerância zero contra o uso indiscriminado de som e contra os infratores das leis de trânsito; também disse que a promotoria não tolera violência policial.

Em relação ao horário de funcionamento de Bares e Restaurantes e sobre o uso de som nestes estabelecimentos a promotora foi taxativa: “tem de prender mesmo! O uso desses equipamentos (de som) é ilegal” apontou. Ela lembra que o município não dispõe de uma lei estabelecendo horários para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e que para combater os abusos está aplicando a lei estadual do silêncio visando para regular o uso de som e o fechamento dos bares. Alessandra Monteiro reconheceu que as medidas podem ser consideradas duras, mas são necessárias, segundo ela, para tentar frear a rapidez com que tem se verificado o aumento da violência e da criminalidade no município, “a atuação é enérgica porque extrapolaram todos os limites” observa.

MEDIDAS, CRÍTICAS E SUGESTÕES

Tolerância Zero também na fiscalização do trânsito

Sobre a intensificação da fiscalização do trânsito na cidade ela adverte que a lei é clara e avisa que a tolerância é zero para os menores ao volante e contra os motoristas não habilitados. Também reforçou que o uso do capacete é obrigatório e que os veículos têm de estar com a documentação em dia para circular.

Críticas

Respondendo às críticas de que essas operações de repressão não passam de uma medida política por conta da visita do governador, Cid Gomes, programada para o próximo dia primeiro de Junho a Representante do Ministério Público conta que aceita qualquer critica ao seu trabalho, mas estranha o fato de alguém se posicionar contra a presença da policia no município “num momento tão crítico como esse para a cidade” com o crescente índice de mortes violentas seja no trânsito sejam os assassinatos. “È estranho que alguém ache ruim a presença da polícia” declarou. Sobre a atuação dos policiais que, segundo algumas pessoas, agiram com violência e desrespeito durante algumas abordagens contra populares, sobretudo, nas operações junto aos comércios a promotora deixou claro que não aceita violência policial e pediu “se alguém tiver alguma denuncia a fazer contra algum policial procure imediatamente o Subtenente Paulino e caso não seja atendido vá pessoalmente ou ligue ou escreva para o ministério público” orienta, e prometeu que tudo será apurado e que a pessoa nem precisa se identificar para fazer qualquer denúncia. “A polícia precisa agir com respeito e cortesia” comenta.

Sugestão ao Poder Executivo

A promotora sugeriu ao prefeito Afonso Sampaio que as escoas sejam abertas à comunidade durante os finais de semana com atividades recreativas para a juventude, bem como, a criação de um programa social para emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação a nível municipal.

Sugestão ao Poder Legislativo

E pediu aos vereadores a criação de uma lei municipal regulamentando um horário de funcionamento dos bares e restaurantes.

Sugestão aos Pais

Afirmou ainda que muitos pais toleram seus filhos fazendo uso de bebida alcoólica, passo inicial para ingresso no mundo das drogas; e orienta que procurem saber onde e com quem os filhos andam “para mais tarde não serem chamados a delegacia para encontrar o filho preso ou para recolher o corpo” disse.

Sugestão a População

Alessandra Monteiro pediu a ajuda da população para transformar Nova Olinda numa cidade tranqüila e sem medo. E afirma que sem a ajuda da população apoiando as ações do Ministério Público e contribuindo com denúncias à Policia isso não será possível. “Estaremos fadados ao fracasso” disse. Mas “se todos se unirem tudo vai dar certo” confirma.

Sugestão aos Políticos locais

Após a audiência em entrevista exclusiva para o FM Notícia a Representante do Ministério Público pediu a mobilização das lideranças políticas locais para criar uma comarca no município de Nova Olinda. A promotora acredita que essa medida será extremamente importante para o aprimoramento da justiça local atualmente vinculada a Santana do Cariri. Alessandra Monteiro explica que a criação de uma Comarca Judiciária em Nova Olinda em nada vai prejudicar o município de Santana do Cariri, pois se trata de um projeto de criação de uma nova comarca e não de transferência de um lugar para outro, assim, Santana do Cariri e Nova Olinda sairiam ganhando com a efetivação desse projeto, que segundo ela já existe no Tribunal de Justiça do Ceará “ o que falta é o empenho dos políticos locais” observa.

Funcionamento da Justiça

Contou que na comarca, atualmente, existe um elevado número de processos sem julgamente o que, de acordo com a promotora, favorece a impunidade, contudo, ressalta que recentemente foi destacado um Juiz Auxiliar para atuar na Comarca vinculada de Nova Olinda o que, segundo espera, vai dinamizar a apreciação dos processos.

2009 pode ser considerado o ano mais violento da história de Nova Olinda


O ano de 2009 mesmo antes do fim do primeiro semestre já pode ser considerado como o mais violento da hostória do municipio segundo dados revelados pelo Subtenente Paulino, encarregado da unidade policial militar do município, mostrando que a cada ano aumenta o número de mortes violentas em Nova Olinda. Foram duas registradas em 2007. Sendo um homicídio à bala e uma morte por acidente em motocicleta. Em dois mil e oito foram registrados dois assassinatos. Sendo um à bala e outro em decorrência de perfurações à faca. Mas nada se compara aos dados de 2009. somente nos primeiros cinco meses do ano 13 pessoas já morreram em circunstancias violentas no município. Segundo o delegado, no mesmo período, foram 26 acidentes graves no trânsito. Ainda, de acordo com o subtenente Paulino, entre janeiro e maio ocorreram duas tentativas frustradas de assassinatos à bala. Os números mostrados pelo titular da delegacia de policia do município não deixa dúvidas de que Nova Olinda está vivendo um período de extrema insegurança.

CAPITÃ DIZ QUE OPERAÇÕES VÃO CONTINUAR


Capitã Solange, do grupo de elite da PM do Ceará, subcomandante do 2º Batalhão da PM em Crato, diz que chegou recentemente ao Cariri e já constatou que Nova Olinda tem “um alto grau de violência” o que, segundo a capitã, tem deixado “a população assustada”. Para ela a cidade tem trânsito desordenado e foi constatada “alta incidência de som”, principalmente, à noite o que é fonte de reclamação da população. E para tentar resolver essa situação o major Herman comandante do 2º Batalhão da PM em Crato, determinou a realização “dessas operações que aconteceram esta semana para reorganizar o trânsito e combater a poluição sonora”. A capitã reconheceu que essas operações chamam a atenção das pessoas porque “nunca viram tanta viatura policial junta” e avisou que os trabalhos vão continuar acontecendo até que se restabeleça a ordem na cidade.

Começa audiencia pública sobre segurança

Começou ás 11h05m (onze horas e cinco minutos) uma audiência pública na Camara de Vereadores de Nova Olinda promovida pelo Ministério Público Estadual destinada a discutir o tema Segurança.

A audiencia é presidida pela promotora de justiça do município, Alessandra Magda Monteiro,e conta com a participação de representantes de diversos seguimentos como o prefeito, Afonso Domingos Sampaio,vereadores a Capitã Solange do 2º BPM da 5ª CIA de Crato, comerciantes e representantes do Conselho Tutelar, dentre outros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SEGURANÇA EM NOVA OLINDA


O aumento do consumo de drogas e o aumento da violência entre jovens em Nova Olinda, assim como as questões do trânsito, a prostituição infantil, a violência contra as mulheres e crianças e adolescentes, podem ser tema de uma audiência pública que será realizada pelo ministério Público através da promotoria de Justiça da Comarca Vinculada de Nova Olinda, neste sábado (23), às dez horas, na Câmara de Vereadores do município. A Representante do Ministério Público, Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, convida a Sociedade Civil e autoridades diversas e toda a população para debater os fatos que dizem respeito à segurança no município de Nova Olinda.

EDITORIAL


A cidade vive hoje em estado de choque, medo e sentimento de revolta com o aumento alarmante violência e de crimes de toda natureza que tem resultando em trágicos crimes como a morte recente da jovem Cícera Jaqueline de Lima Costa, de 17 anos. Somada a dois assassinatos, duas tentativas de homicídio e a vários acidentes violentos no trânsito, inclusive, com vítimas fatais e com o crescente registro de furtos, roubos e golpes praticados por estelionatários, principalmente, contra idosos e pessoas analfabetas somente nos primeiros meses do ano tem nos colocado em conflito entre a paz e o medo.

Inclua, ainda, nesse cenário crítico a atuação do tráfico de drogas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de outras drogas lícitas e ilícitas que concorrem para uma enorme sensação de insegurança nas pessoas seja na sede ou na zona rural do município. Ninguém está plenamente seguro.

Recentemente, o FM Notícia tem denunciado com veemência essa situação que caminha para um caos. Insegurança no trânsito, nas ruas, nos comércios e até dentro de casa. E o pior é que os novolindenses têm olhado de camarote o aumento da criminalidade como se olhassem para um filme de periferia americana. Contudo, não dá mais para continuar assistindo a destruição de um bem que é de todos. A Segurança Pública.

Apontando para o futuro pergunte a si mesmo: Onde vai parar nossa identidade interiorana? Cidadezinha pacata e ordeira. Acolhedora e tranqüila, que fizeram de nós o “Destino Indutor do Turismo Regional” no Sul Cearense.

Orgulhosos disso e de outras tantas conquistas nesse meio século de vida reverenciamos nossa cidade, vez por outra repetindo o hino: “Nova Olinda meu amor é grande o teu valor!”, mas, agora na situação em que nos encontramos vale mais a valentia do “Bravo povo, fiel, varonil” do que a mesmice dos românticos que assistem a tudo de cabina como se não tivessem “nada com isso ou com aquilo”. Segurança Pública é dever de todos. E ela deve começar dentro de cada ser.

Precisamos encontrar uma saída, juntos! Afinal, o problema é de todos. A solução deve ser, também, para todos.

NOVA OLINDA SERÁ CAPITAL DO CEARÁ POR UM DIA


O Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes (foto), fará visita a Nova Olinda para instalação do Governo Itinerante - ação que desloca provisoriamente a sede da administração estadual para o interior do Estado – na próxima segunda-feira, primeiro de Junho. Nesta data, a cidade será a capital do Ceará. O governador Cid Gomes, vai promover uma audiência pública com a população abordando um tema previamente escolhido pela administração.

O evento acontecerá no Ginásio Poliesportivo Laurênio Alves Feitosa, situado na Rua Manoel ferreira Lima, S/N - Centro, com mediação e tempo para perguntas e respostas. O tema escolhido para o debate é: água. Com isso, a administração quer sensibilizar o governador para esse que é considerado o principal problema do município de Nova Olinda de acordo com o prefeito Afonso Domingos Sampaio.

Na oportunidade, Cid deve assinar Ordem de Serviço para Construção da Rodovia CE-166 no trecho entre Nova Olinda e Santana do Cariri dentre outras medidas.

Os Secretários de Estado terão uma agenda paralela onde participarão de reuniões com secretários municipais, fóruns, seminários, audiências com representantes da sociedade civil organizada e visitas administrativas também estão programadas para esse dia. Os temas abrangerão, além da regionalização das ações do Governo nos municípios do interior, também a implantação de projetos específicos de desenvolvimento socioeconômico do Ceará de acordo com a Casa Civil.

GOVERNO ITINERANTE PRESTARÁ SERVIÇOS DIRETOS À POPULAÇÃO

De acordo com os eventos programados para o Governo itinerante em Nova Olinda, no dia primeiro de Junho o Governo do Estado oferecerá diversos serviços “direto” à população.

A EEF Avelino Feitosa, localizada na Rua Manoel Ferreira Lima, S/N – Centro, será destinada ao atendimento do Programa Carteira de Motorista Popular e Inscrição para habilitação de motoristas através do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/CE.

Já na Praça do Calçadão da Prefeitura, no Largo Welingtom Belém, está prevista a montagem de uma mega estrutura com diversos estandes onde a população poderá ser atendida desde um exame da taxa de glicose no sangue até adquiri a emissão de documentos pessoais. E o melhor: tudo gratuitamente.

Confira alguns dos principais serviços da praça da cidadania:

1. Emissão de Carteira de Identidade e Emissão de Folha Corrida e Emissão de CPF junto ao Caminhão do Cidadão da Secretaria da Justiça e Cidadania;

2. A Unidade Móvel do Programa 1º Passo Digital oferecerá acesso à internet e Noções Básicas do Software Livre (LINUX);

3. Já a Unidade móvel do SINE/CE/STDS fará Emissão da Carteira de Trabalho e Cadastramento dos trabalhadores desempregados;

4. Também será montado um Balcão de informação sobre os Programas Bolsa Família, PRO - Jovem adolescente, CRAS e recebimento de sugestões e reclamações da população pela ouvidoria da STDS;

5. Está previsto, ainda, o Cadastramento dos Artesãos para o Programa de Artesanato Brasileiro – PAB e emissão da Carteira estadual do artesão (STDS); Atualização e cadastro das Entidades Comunitárias e orientações às entidades para participarem do Programa Sua Nota Vale Dinheiro da SEFAZ; e Atendimento aos empresários e empreendedores sobre legalização e abertura de empresa, bem como informações sobre capacitação gratuita e distribuição de cartilhas do plano de negocio, através da Central Fácil com a colaboração de (Contadores, Junta comercial e consultores);

6. Doação de cadeiras de rodas para as pessoas com deficiências que serão previamente cadastradas na Secretaria de Ação Social;

7. Outro serviço direto aos cidadãos é o Corte de cabelo, e Orientações sobre saúde bucal, com distribuição de escovas e creme dental;


8. Também será possível, no mesmo local, obter orientações sobre saúde sexual e prevenção de DST e aquisição de preservativos, ou mesmo medir o nível de glicemia e da pressão arterial que são exames voltados para a prevenção e busca ativa do Diabetes e da Hipertensão.

Assim, o governo do estado espera ter um contato direto com a população local por meio destes e de outros serviços, além das reuniões com secretários municipais, fóruns, seminários, audiências com representantes da sociedade civil organizada e das visitas administrativas que os secretários de estado “farão” nesse dia.

POPULAÇÃO DE DISTRITO TRIUNFO SERÁ SUPERIOR A DOIS MIL HABITANTES

A população total do Distrito de Triunfo a ser criado por uma proposta do prefeito, Afonso Domingos Sampaio (PSDB), será superior a dois mil habitantes correspondendo cerca de 18% do total de habitantes do município de Nova Olinda. De acordo com a proposta a futura Vila de Triunfo ficará concentrada em torno da capela de Nossa Senhora da Conceição no atual sítio Triunfo. A zona urbana do novo distrito será formada, inicialmente, por nove ruas e duas avenidas, sendo uma delas constituída pela Rodovia CE-292 que corta a futura Vila.

O distrito terá como vértice inicial, o cruzamento da rodovia estadual que liga Nova Olinda a Altaneira, com o limite municipal entre Nova Olinda e Altaneira na localidade conhecida como sítio poça limitando-se com a Rodovia estadual 382 que liga Nova Olinda a Altaneira. Deste ponto, se estenderá no rumo Sul-Leste até alcançar a rodovia CE-166 que faz ligação entre Nova Olinda e Santana do Cariri na localidade conhecida como sítio Baixio e de lá segue rumo Oeste até alcançar o limite municipal entre Nova Olinda e Santana do Cariri no sítio Pedra Branca. Deste ponto a linha limítrofe do futuro Distrito segue a mesma que separa Nova Olinda dos municípios de Santana do Cariri e Assaré a Oeste até alcançar as divisas entre Nova Olinda e Altaneira à Norte na localidade de Tabuleiro vizinho a capela de Nossa Senhora das Dores no sítio Baixa Grande de Santana do Cariri.

Em seu perímetro o novo Distrito comportará, além da sua sede, os sítios Triunfo, Serrinha, Riacho da Fortuna, Chico Dias, Tabuleiro, Baixio dos Cardoso, Serra dos Camões, Angicos, Grossos, Massapé, Alto “do” Sena e Belmonte.

Na justificativa desse projeto que será encaminhado a Câmara de Vereadores do Município o prefeito, Afonso Sampaio, declara que o desejo da Prefeitura “... é que o novo Distrito venha acrescentar mais esperança e alento para a população” que segundo ele, com essa medida “crescerá e progredirá com o município” disse

CÂMARA APROVA PLANO DIRETOR MUNICIPAL

Em uma sessão rápida e tranqüila, os vereadores novolindenses aprovam o Plano Diretor Municipal de Nova Olinda (PDMNO), na última quinta-feira (13), às dezenove horas. Depois de aprovado o plano é encaminhado ao prefeito para que seja sancionado e entra em vigor. O Plano Diretor é um conjunto de leis municipais que orientam a ocupação urbana da cidade e sua relação com o meio rural dentro de uma perspectiva do desenvolvimento sustentável do município para orientar o planejamento das políticas públicas, o controle do uso do espaço urbano e rural, o parcelamento e a ocupação do solo, a circulação das pessoas e dos bens e serviços, a proteção do meio ambiente, e cria os instrumentos necessários à implementação dessas políticas.

O prefeito Afonso Domingos Sampaio comemorou a aprovação do Plano Diretor pela Câmara Municipal lembrando que “esse plano foi construído em base cientifica, com fundamentação técnica, leitura comunitária e forte determinação política” disse. Segundo o prefeito foram realizadas mais de 30 audiências públicas, além de uma Conferencia Municipal para ouvir a sociedade e construir o que chamou de “lei básica” para consolidar as fases do desenvolvimento sustentado que impulsionarão, segundo ele, com solidez e constância “o crescimento e o desenvolvimento de Nova Olinda” em caráter definitivo e “compatível com o meio ambiente; gerando resultados econômicos e sociais que determinarão à qualidade de vida que todos juntos almejamos para o agora e para o futuro da nossa cidade” comentou.

O prefeito assegura ainda, que os investimentos em setores importantes como oferta de água potável e suficiente para todas as famílias, o saneamento básico, educação, saúide, transporte, esporte e segurança estão contemplados neste plano “de forma que sejam adequadamente distribuídos e beneficie a toda população sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente e com o patrimônio histórico e cultural de nossa cidade” pondera Afonso Sampaio.

O vereador Zé de Naninha (DEM), presidente da Câmara Municipal de Nova Olinda destacou que o plano aprovado por todos os vereadores possui mecanismos que permitem ao município traçar metas para um desenvolvimento local “economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado” pontua.

As diretrizes para a execução do Plano Diretor são estabelecidas pelo artigo 182 da Constituição Federal. O plano é previsto também pela lei federal 10.257/01, conhecida como Estatuto das Cidades.

Pesquisa Google