PRESO ACUSADO DE ARROMBAMENTOS E FURTOS

Nova Olinda - Ramon Major Nogueira, 18 anos, morador na rua São Francisco, centro, neste município, foi preso pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira, dia 9 de março. Ele é acusado de ser o autor de vários arrombamentos e furtos, ocorridos a partir de dezembro do ano passado em estabelecimentos comerciais da cidade. O primeiro ocorrido em dezembro de 2009 contra uma loja de confecções localizada na rua São Sebastião, centro e, o segundo registrado em fevereiro em uma oficina de eletroeletrônicos próxima a rodovia CE 292, no centro. A última ação do acusado foi na madrugada da última terça-feira, também, contra uma oficina de eletroeletrônicos que fica próxima a casa onde ele mora.


Além da prisão em flagrante do acusado o grupamento militar comandado pelo sargento Inácio conseguiram deter a pessoa de Wélio Pereira da Silva, 18 anos, suspeito de participação nos arrombamentos.


A PM chegou aos acusados depois que, na manhã desta terça-feira, um proprietário de uma oficina localizada na rua São Francisco, centro, compareceu a delegacia e denunciou o arrombamento do telhado de seu comércio e o furto de vários objetos.


Uma viatura composta pelos Soldados Landim e Campos, pelo Cabo Junio e pelo Sargento Inácio compareceram ao local e após diligenciais chegaram a denuncia de que Ramon e Wélio foram vistos próximos da oficina na noite anterior aos fatos o que levou o grupamento militar até a casa do Ramon que fica na mesma rua da oficina.


Ao chegar ao imóvel a policia encontrou com o suspeito vários objetos furtados que foram imediatamente reconhecidos pela vítima. São aparelhos de dvd´s, aparelhos de som, etc. Diante das provas o Ramon não teve outra saída senão assumir a autoria do arrombamento.


Chamou a atenção dos policiais, ainda, outros objetos encontrados em poder do acusado. Tocas CDS, caixas de ferramentas e uma considerável quantia de roupas de marcas ainda com as etiquetas dos produtos.


Depois de ouvir voz de prisão em flagrante o Ramon confessou a participação nos arrombamentos e furtos contra a oficina Regi Som e da loja da Cléa. Como o Ramon assumiu os roubos sozinho restou a PM contra Wélio a lavratura de um Termo Circunstancial de Ocorrência – TCO, onde ele é apontado como suspeito de envolvimento nos arrombamentos. Mas foi liberado por falta de provas. Já o Ramon está preso numa das celas da cadeia Pública de Nova Olinda a disposição da justiça.


Em todas as ações o acusado agia da mesma forma. Arrombava o telhado e fugia com o que podia levar.


Todo o material dos furtos encontrados pela policia foi apresentado a delegacia Regional de Policia Civil do Crato para incorporação das informações ao Inquérito Policial. Depois disso os donos dos objetos podem retirar seus pertences.


Com a elucidação desses furtos a população, principalmente, os comerciantes voltam a ter noites mais tranqüilas sabendo que os criminosos estão sendo combatidos pela policia.

SEGURANÇA

SARGENTO COMEMORA RESULTADOS DA ATUAÇÃO DA PM E DIZ QUE "POPULAÇÃO ESTÁ MAIS TRANQUILA"


O 1º Sargento Francisco Marcone Inácio da Silva que comanda o destacamento policial militar de Nova Olinda desde o dia 25 de janeiro deste ano confirmou ontem em conversa com nossa reportagem que a policia militar não se encontrava nas imediações do Banco do Brasil na última segunda-feira, dia 8, por volta do meio dia quando aconteceu um assalto a um malote de uma empresa privada porque no momento da ação dos criminosos os PMS atendiam uma ocorrência em outro local e justificou que devido ao reduzido efetivo policial não tem como atender toda demanda de uma só vez.

Mas o encarregado da unidade policial garante que a segurança bancária não está comprometida. O delegado militar revelou que a policia não sabia que os funcionários da empresa transportavam “uma quantia tão significativa de dinheiro” como declararam em depoimento depois do assalto. O sargento orienta que quando uma empresa ou qualquer pessoa for fazer o transporte de valores “altos” devem comunicar a polícia com antecedência e solicitar apoio “que será atendido” promete.


Para a PM os funcionários do posto de combustíveis repetiram um erro que se repetem todos os dias em Nova Olinda. O transporte despreparado de valores das empresas para o banco o que facilita a ação dos criminosos.


O Sargento Inácio lembrou que recentemente Nova Olinda atravessava um quadro crítico na área da segurança pública seja no transito seja no funcionamento irregular de som em automóveis. E destacou que durante um curto espaço de tempo à frente da equipe de Policiais Militares deste município, a Pm já conseguiu reverter quase que na sua totalidade alguns abusos e diminuiu consideravelmente o índice de criminalidade.


O comandante do Destacamento Miliatr ressalta que tem combatido o uso e venda de drogas, menores pilotando motocicletas, venda indiscriminada de bebidas alcoólicas a menores, som abusivo em veículos e que essas ações tem surtido efeitos positivos “a população está mais tranqüila e em paz” comemora.

CHEGADINHA BANCÁRIA


Bandidos Roubam malote em Chegadinha Bancária em Nova Olinda

Dois funcionários de um posto de combustível foram vítimas de assalto do tipo "chegadinha bancária", no fim da manhã da última segunda-feira, dia 8, em Nova Olinda. As vítimas chegaram à agência do Banco do Brasil para fazer um depósito de valor não divulgado, quando dois homens chegaram armados e levaram todo o dinheiro.

Uma das vítimas do assalto contou com exclusividade ao FM Notícia que estava chegando ao banco para efetuar os depósitos e pagamentos da empresa quando dois homens que ocupavam uma moto se aproximaram e anunciaram o assalto pedindo o malote que se encontrava dentro de uma sacola que era carregada por uma funcionária da empresa. “Foi tudo muito rápido” disse. “Chegamos a pensar que fosse uma brincadeira” conta.

Os funcionários caíram na real quando um dos bandidos empurrou a porta do passageiro que estava saindo do veiculo em direção a porta do banco e mediante ameaça forçou a funcionária a entregar o malote com todo o dinheiro em espécie e em cheques.

O valor do roubo não foi revelado. Os bandidos pegaram o malote e a chave do veiculo ocupado pelas vitimas e fugiram. Antes da fuga os ladrões avisaram que se fossem seguidos “mataria os dois”.
Os comparsas usavam capacetes e a moto usada por eles apresentava uma placa fria anotada por alguns populares NXU 3984.
Segundo a Delegacia de Roubos e Furtos – DRF da capital 95 por cento dos assaltos, os ladrões utilizam motocicletas como meio de fuga e os delitos são praticados por duplas.

Planejados

Para praticar as ´saidinhas´, os ladrões colocam ´olheiros´ nas agências. Eles observam o movimento nos caixas, identificando quem faz saque de grandes quantias. Já nas ´chegadinhas´, como aconteceu em Nova Olinda, os criminosos recebem informações antecipadas do horário e trajeto da pessoa que se dirige ao banco para fazer o depósito.

Segundo um policial civil encarregado das investigações entre as ações mais comuns dos criminosos está a abordagem "clássica" ao cliente logo após ele sair do banco com o dinheiro sacado na boca do caixa. A vítima é rendida alguns quarteirões após sair do banco. Normalmente, os ladrões utilizam motocicletas para seguir as vítimas e fazer a abordagem.

Na ´chegadinha´ ocorrida na manhã de ontem, no Centro, a policia apurou que o crime ocorreu a poucos metros do banco. O ladrão - armado de revólver e usando capacete - fugiu seguindo rumo ignorado.

Na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) é registrada a maioria dos assaltos "saidinhas" e "chegadinhas" bancárias. As estatísticas apontam que, em sua maioria, os roubos oscilam entre R$ 1 mil a R$ 10 mil. São quantias retiradas nos bancos na própria boca do caixa e este fato é que tem proporcionado a ação dos criminosos.

EMPREENDEDORISMO


Nova Olinda receberá capacitação para aperfeiçoar cadeia turística

O Programa de Capacitação Profissional e Empresarial para o Turismo será lançado pelo secretário do Turismo Bismarck Maia nesta quinta-feira, dia 4, no auditório do Palácio Iracema em Fortaleza. Segundo a Secretaria do Turismo do estado trata-se do maior conjunto de cursos empresariais e profissionais voltados para o desenvolvimento da cadeia turística já realizado no Ceará.

A cidade de Nova Olinda será beneficiada para o aperfeiçoamento da sua cadeia turística que atualmente “encontra-se em franca expansão” segundo avalia Wildiane Sampaio titular da pasta no município reforçando que estes treinamentos são “um complemento indispensável ao conjunto de investimentos públicos que hoje estão acontecendo em nossa cidade” disse.

A secretária cita como exemplo a sinalização turística, as construções do Centro de Apoio ao Turista e da Central do Artesanato que vão, de acordo com ela, “melhorar nossa infra-estrutura turística que já conta com enorme potencial para termos uma atividade turística sustentável e rentável” aponta.

A secretária antecipa que os cursos são de aperfeiçoamento e não de formação, mas para ela, atenderão as necessidades da vocação turística do município. Wildiane complementou reconhecendo que não adianta construir prédios, sinalizar os destinos se não temos capacidade e condições de atendimento adequadas aos turistas “vem daí a importância de investir em capacitação e treinamento para melhorar os serviços” pontuou.

Podem participar dos cursos profissionais que atuam nas áreas de alimentos e bebidas, meios de hospedagem ou turismo receptivo e proprietários ou gerentes de estabelecimentos para os empresariais. As inscrições ainda não estão abertas. Sebrae e Senac são as instituições responsáveis pelas capacitações.

JESUS GARCIA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PROARES II


Nesta segunda-feira, 1º, durante o “Governo na Minha Cidade”, em Araripe o prefeito de Santana do Cariri, Jesus Werton Garcia assinou com o governador Cid Gomes ordem de serviço para a construção de dois Centros de Educação Infantil (CEI) e de um Pólo de Convivência Social com quadra de esportes.Os recursos são do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Os CEIS, serão construídos nos Distritos de Brejo Grande e Araporanga e o Pólo de Convivência Social será construído na Sede.

Santana do Cariri foi selecionado para o programa junto com outros 19 municípios atendendo a critérios para última fase da seleção, que foi o percentual de contrapartida apresentado por cada município pré-selecionado. Depois de selecionado o município realizou um Plano Participativo Municipal em discussão com a população para definir qual equipamento do Programa seria instalado no município. “Esse é um dos componentes que adotamos para o Programa. Como é a população que conhece seus problemas ela é quem vai decidir o que deve ser implantado”, ressaltou Cid.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, destacou a participação do Governo na execução das obras e da capacitação dos técnicos. “É a primeira vez que são adotados critérios técnicos para a seleção dos municípios que executarão as obras do Proares e por isso nossa dedicação em acompanhar e fiscalizar o andamento. Isso dá mais transparência e seriedade as nossas ações”, sintetizou.

No total, o Estado dispõe de US$ 64,2 milhões para serem investidos em cinco anos. Serão vinte cidades a cada ano. Em Santana do Cariri o investimento será no valor de R$ 1,715 mi sendo R$ 1,2 mi financiados pelo estado e o restante de contrapartida do município.

O Proares tem como missão qualificar o atendimento de crianças e adolescentes nos municípios, através da implantação de equipamentos sociais e capacitação de técnicos.
As ações do Programa são:

- Centro de Educação Infantil – atender crianças de 0 a 5 anos
- Pólo de Convivência Social – atender crianças, adolescentes e jovens de 06 a 24 anos
- Centro de Esportes - atender crianças, adolescentes e jovens de 07 a 24 anos
- Implantação de Bibliotecas – Crianças, adolescentes e jovens
- Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social através do CRAS
- Educação Profissional de Jovens – Adolescentes e jovens de 16 a 24 anos

Pesquisa Google